PAUS é uma banda criada em 2009, por Hélio Morais (Linda Martini), Joaquim Albergaria (ex-Vicious Five), João Pereira e Makoto Yagyu (ex-If Lucy Fell). Em 2012 o Fábio Jevelim (ex-Blasfemea) entrou para o lugar do João Pereira. A banda tem tido lugar de destaque no seu universo, tendo editado o seu primeiro EP com distribuição da Enchufada (editora de Buraka Som Sistema) e o seu primeiro longa duração com distribuição da Valentim de Carvalho (entrada directa para 3º lugar da tabela nacional de vendas – Novembro de 2011 e constando das listas dos melhores discos desse ano da imprensa escrita).

Em 2014 foi editado o segundo longa duração, “Clarão”,com o qual iniciaram uma tour que passou um pouco por toda a Europa e América. Em Portugal continuam, igualmente, a ser presença constante nos festivais.

“MITRA” – 2016 – é o nome do terceiro longa duração da carreira da banda e já foi apresentado por toda a Europa. O concerto de apresentação no NOS Alive do ano passado, foi considerado pela Blitz como um dos dez melhores do festival.